quarta-feira, 15 de maio de 2013

Introdução

,

Apresentação do tema

O hidrogênio, além de ser um elemento de extrema importância, é o mais abundante, compondo aproximadamente 75% do universo.Ele é um gás diatômico, ou seja, sua molécula possui dois átomos e é encontrado puro na natureza sob forma de H2.

Este blog tem como objetivo tratar sobre esse tema e desenvolver o assunto, apresentando suas diversas utilidades em nosso cotidiano de maneira cronológica, ou seja, desde o início da sua manipulação até os dias de hoje. Também será abordado as vantagens e desvantagens de seu uso em diversas áreas da tecnologia e como isso afetará o mercado, seus consumidores e claro, o meio ambiente.

Quando usado como combustível, o hidrogênio apresenta uma grande vantagem: nenhum impacto ambiental. Como se é sabido, a combustão do hidrogênio gera água. A partir disso podemos perceber a grande vantagem do hidrogênio. 

A absorção da energia gerada pela combustão do hidrogênio se dá através da célula a combustível, a qual é uma célula eletroquímica.


A absorção da energia gerada pela combustão do hidrogênio se dá através da célula a combustível, a qual é uma célula eletroquímica. A célula a combustível funciona da seguinte maneira: o hidrogênio entra por um tubo e colide com uma placa carregada negativamente (anodo) e por causa da colisão o hidrogênio se dissocia formado prótons os quais vão de encontro à uma placa carregada positivamente (catodo), enquanto isso, os elétrons provenientes do hidrogênio dissociado são captados por um circuito o qual gera uma corrente, essa corrente fornece energia elétrica. Após passar pelo circuito, os elétrons se encontram com os prótons no outro lado da célula, o lado do catodo. Neste lado, se é inserido O2 e forma-se a água. Esse último processo gera calor.

Como apresentamos, o hidrogênio é uma ótima alternativa de fonte de energia. Sendo um combustível verde e fácil de ser obtido, o hidrogênio é um grande concorrente do combustível não renovável em algumas situações. Já se é usado hidrogênio como propulsor de foguetes espaciais e já se foram criados carros movidos à eletricidade produzida pela célula combustível. É possível usar o hidrogênio como um combustível e a prova disso será apresentada nos próximos posts.

Bibliografia

DARLING, David. The Complete Book of Spaceflight: From Apollo 1 to Zero Gravity. New Jersey: Wiley & son's Inc., 2003
WIKIPÉDIA. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%A9nio>. Acesso em 21 de junho de 2013.
CÉLULAS COMBUSTÍVEL. <http://celulasdecombustivel.planetaclix.pt/comofuncionam.html> Acesso em 21 de junho de 2013






4 comentários:

  1. Adorei a proposta deste blog! Não vejo a hora de ver mais conteudos!
    Ficou muito legal, parabéns a equipe!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o assunto!! Vou divulgar o blog!! Parabéns pela linha clean e de fácil leitura!

    ResponderExcluir